RoundCube Webmail

roundcubeRecentemente testei a nova versão do RoundCube. Apesar de conhecer o projeto há mais de um ano, e já tê-lo testado anteriormente, eu venho usando o SquirrelMail com o tema do Outlook. Ná época eu não optei pelo RoundCube por ele ter muitos alguns bugs irritantes meio chatos, como não poder remover anexos, problemas ao visualizar páginas em HTML, lentidão, etc… Porém essa nova versão me surpreendeu! Todos os bugs que mencionei acima foram corrigidos, está muito leve e funcional. Estou estudando seriamente adotá-lo como webmail principal da empresa que trabalho.

Instalar o RoundCube é extremamente fácil:

Instalação:

Baixe o programa do site http://roundcube.net.

descompacte-o no diretório do seu servidor web (ex: /var/www/roundcube).

No diretório config, remova a extensão “.dist” do final dos arquivos main.inc.php e db.inc.php.

Abra o arquivo db.inc.php e altera a linha abaixo:

$rcmail_config[‘db_dsnw’] = ‘mysql://usuario:senha@host_banco_de_dados/nome_banco_de_dados’;

No arquivo main.inc.php altere os parâmetros:

$rcmail_config[‘default_host’] = ”;
Nesta linha adicione o endereço padrão do servidor de email, no caso é mail.dominio.com
$rcmail_config[‘virtuser_query’] = ”;
Preencha este campo com %u para ser considerado o login digitado.
$rcmail_config[‘smtp_server’] = ”;
Host usado para envio de emails, preencha com o nome host do $rcmail_config[‘default_host’] = ”;, ou seja, mail.dominio.com
$rcmail_config[‘smtp_user’] = ”;
Preencha este campo com %u para ser considerado o login digitado.
$rcmail_config[‘smtp_pass’] = ”;
Preencha este campo com %p para ser considerado a senha digitada.

Dê um chmod 777 nos diretórios tmp e log do roundcube (/var/www/roundcube tmp e log).

Agora, utilizando o phpmyadmin, crie o banco e as tabelas para o roundcube.

Na opção IMPORT (importar) do phpmyadmin localize o arquivo mysql5.initial.sql da pasta SQL do webmail. E importe escolhente o Conjunto de caracteres do arquivo (charset) como LATIN1.
OBS: escolhendo mysql5.initial.sql, pois a versão do mysql utilizado é o 5.x.

Então é isso! fica aí a indicação do RoundCube.

5 respostas para “RoundCube Webmail

  • Anderson

    Caro Henrique,

    Eu instalei o roundcube esta funcionando direitinho, com apenas um detalhe. Os anexos quando eu clico para baixar eles vem com os codigos estranhos, já fucei tudo mais até agora nada. Poderia me dar uma luz.?

  • Paulo

    instalei ele como no passo a passo! porem da o seguinte erro
    Parse error: syntax error, unexpected T_OBJECT_OPERATOR in /home/lafirma/public_html/v8/webmail/program/include/main.inc on line 74

    poderia me ajudar?

  • Bruno Raffles

    Instalei tudo certinho, ele funciona, se voc~e manda um e-mail para um endereço meu eu vou visualizar, mas as pastas que ficam do lado esquerdo não funcionam, por exemplo: Se tiver mensagem nova quando eu entro já fica lá visivel, mas se eu clicar nela e excluir quando eu vou ver na pasta da lixeira não aparece nada, e quando clico na pasta Caixa de Entrada também não aparece nada, aí parece que a mensagem sumiu da caixa de entrada, mas quando eu clico lá em cima no icone de E-mail aí aparece a caixa de entrada com a(s) mensagem(s). Outro exemplo: Quando eu crio ou respondo um e-mail, o destinátario recebe com sucesso, mas quando eu clico na pastas Enviados não tem nada lá. Parece que aquelas pastas não estão armazenando nada. Você poderia me ajudar com esse problema?

  • ANA CAROLINA

    Meu patrão fez o webmail da secretaria neste round cube, quando eu acesso e entro neste email aparece a alternativa de squirrelmail e roundcube mail (sendo que quando clico no round que é o email da secretaria não abre a caixa de entrada), só aparece como página de configuração do email. Como faço para resolver.

    Obrigada
    Ana Carolina

  • Eraldo

    Bacana o post! Mesmo sendo de 2007 😀

Deixe um comentário

